Levantamento Contábil

O levantamento contábil consiste na estruturação da base contábil de forma analítica, através de pesquisa em notas fiscais, razões, balancetes, balanços, livros diários, projetos e todo e qualquer documento que possibilite a identificação e registro individualizado dos bens na base contábil em estruturação, relativa às contas do ativo imobilizado.

Serão levantados e cadastrados, numero da Nota Fiscal ou documento suporte, data da aquisição, valor de aquisição, fornecedor, descrição do bem, a classificação por conta e tipo de imobilizado, centro de custo e sempre que possível a localização física. Os dados serão alimentados no Sistema de Controle Patrimonial, para o devido tratamento das informações dos bens patrimoniais, padronização de históricos, realizando o cálculo ideal retroativo por item, calculando e processando depreciações, correções monetárias e conversões de moeda, se for o caso.

Após a digitação de todas as notas fiscais e documentos localizados, serão conciliados os dados digitados com os razões para verificação de eventuais registros lançados na contabilidade e não considerados no levantamento inicial pela inexistência dos suportes contábeis correspondentes.